segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como calcular a área de cobertura do verniz localizado em um impresso

Olá! A pedido de um de nossos leitores vou postar hoje sobre o cálculo da área de verniz localizado em um impresso.

Geralmente na hora de orçar um material, a gráfica pergunta ao cliente quanto (em porcentual) será a área do verniz localizado.
Essa área dificilmente pode ser medida de forma exata, restando ao produtor do trabalho, mensurá-la apenas visualmente.

Tomando por base a capa de um material qualquer, vejamos alguns exempos abaixo:


Na figura 1 conseguimos visualizar a área onde será aplicado o verniz localizado, mas como definir o porcentual de cobertura? É aí que entra a parte do cálculo visual do processo. Veja:

Dividimos a área em 4 partes (fig. 2) que correspondem cada uma a 25% do material. Sendo assim temos uma área de verniz de aproximadamente 24%.

Veja outro exemplo:


Nesse caso temos aplicação de verniz na capa e na contracapa.


Dividimos novamente o material e temos duas áreas de cobertura, sendo que uma praticamente cobre um dos quadrantes. Já a outra área cobre parcialmente um dos quadrantes e podemos ver áreas maiores de branco. Nesse caso fazemos um cálculo visual da área, considerando as partes cobertas e as brancas. Chegamos a um porcentual em torno de 13% (ou a metade do quadrante).

Obviamente você pode fazer um cálculo mais preciso, juntando todas as áreas pretas e medindo a ocupação total no material, mas isso demandaria muito tempo e esforço desnecessário, uma vez que o método utilizado nas gráficas é o visual.