terça-feira, 17 de abril de 2012

Como trabalhar e enviar um arquivo de hot stamping para a gráfica

Um dos acabamentos mais usados em revistas e catálogos é chamado hot stamping ou simplesmente hot.
Mas o que é o hot stamping (estampa quente)?
É um sistema semelhante à tipografia (matriz de impressão - clichês - é dura e plana, normalmente de metal, na qual grafismo a ser impressa está em alto-relevo), porém o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica.
Quando a camada metálica é pressionada pelo clichê quente, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso.
Esse sistema é utilizado para imprimir pequenos detalhes, produzindo efeitos metalizados.
O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos.
A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro. (fonte: Wikipédia)
Como preparar o arquivo para receber o hot?
Vamos tomar como exemplo uma capa de revista em que o texto "Paisagens do Brasil" será uma aplicação de hot. (fig1).

Embora para montar o layout seja preciso posicionar o texto na capa da revista. Na hora de enviar o arquivo para a gráfica, ele precisa ser excluído da impressão offset. (fig2)

O arquivo da capa a ser impresso deve ser enviado para a gráfica sem o texto que será aplicado com hot stamping. (fig3)

O texto que será em hot por sua vez, deve ser enviado em um arquivo separado, devidamente posicionado no local em que será aplicado no impresso offset. Porém esse texto deve ser preferencialmente na cor preta e vetorizado. (fig4)

Por quê mandar o arquivo do hot em vetor? Os fornecedores que produzem os clichês (para hot ou relevo) utilizam processos químicos semelhantes à gravação de um fotolito. Nesse caso, quanto mais perfeito for o traço do desenho ou texto, melhor será a gravação do clichê e por sua vez a aplicação no impresso.
Devem ser evitados também os layouts que exijam um encaixe perfeito do hot stamping no impresso offset: encaixar o hot em uma sombra, dentro de linhas ou contornos, em composição com desenhos ou textos muito detalhados, etc. (fig5)

Os equipamentos para hot-stamping na maioria das gráficas ainda consistem de sistema mecânico/manual, ou seja, a máquina que aplica o hot é alimentada manualmente (folha a folha) por um operador, e nesse processo podem haver pequenas variações na posição do hot no impresso.
Por milimétrica que seja essa variação, uma pessoa mais exigente poderá ficar insatisfeita ao perceber que o hot não encaixou perfeitamente na área impressa. Por isso evite esse tipo de projeto artístico. Opte pela aplicação do hot independente de encaixes muito precisos no material.
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

I Workshop Impressul - Gerenciamento de cores e fechamento de arquivos

Aconteceu no último dia 24 de março nas dependências da Impressul Indústria Gráfica o I Workshop Impressul - Gerenciamento de cores e fechamento de arquivo.
O projeto é uma iniciativa da Impressul junto aos seus clientes buscando o aprimoramento e uma maior sintonia entre a empresa e os vários bureaus de criação, que procuram na gráfica uma opção de qualidade que satisfaça suas necessidades junto ao mercado.
Nessa primeira edição o evento foi dirigido aos clientes da região de Blumenau, atendida pela representante Kassandra Duarte Rodrigues, que trouxe 22 pessoas das agências Alma, Ativa, Estudio Nana Horbe, Agência Metra, Agência Brava, GD Arte, Estudio Blaze, Estudio Imagining, Estudio Filipe Pitz e Design Diferente.
Os convidados foram recebidos pelo gerente da gráfica Dirceu Rodrigues da Silva e uma equipe preparada para recepcioná-los, em seguida assistiram à uma palestra/treinamento ministrada por Ricardo Tomaselli, especialista em gerenciamento de cores e fechamento de arquivo.

Rapidamente a palestra se tornou um bate-papo em que os convidados expuseram suas dúvidas que eram respondidas à medida que iam surgindo. Foram também distribuídos brindes para todos os ali presentes.
Ricardo ministrando o treinamento e tirando dúvidas dos designers (dir)

Após instrução os convidados foram divididos em dois grupos e levados para conhecer os diversos setores da gráfica. Os instrutores Ricardo e Dirceu apresentaram uma síntese da função de cada equipamento e setor (impressão, corte/vinco, dobradeiras...).
Visitantes conhecendo o setor de acabamento eletrônico

O evento terminou com um delicioso almoço no belíssimo Parque Malwee.
No Parque Malwee pose para foto e missão cumprida.

A iniciativa de sucesso faz parte de um projeto desenvolvido na Impressul que busca aproximar ainda mais o cliente da gráfica, criando um vínculo de confiança com fornecedor.
Para tanto não medimos esforços promovendo workshops na gráfica e também muitas vezes atendendo o cliente "in loco" (treinamento de pessoal, configuração e calibração de equipamentos).
Em um mundo onde cada vez mais a palavra é "compartilhar", queremos dividir o conhecimento para somar resultados.
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