quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aplicando faca em um arquivo

Faz um tempo recebi uma ligação de um cliente que queria saber como poderia mandar um arquivo com a faca aplicada.
Se tratava de um envelope e como o arquivo seria enviado para a gráfica em pdf, nosso cliente me questionou sobre de que forma deveria proceder. Na época eu respondi a ele mas não havia falado ainda sobre o assunto aqui no blog.
Caso você queira enviar um arquivo em PDF ou outro formato com a faca já aplicada sobre a arte a ser impressa a grande preocupação é: como ter certeza de que a faca não será impressa junto com a arte?
Obviamente você precisará do desenho da faca vetorizado (não em imagem). 
Após posicioná-lo sobre a arte que deverá ser impressa siga dois passos bem simples:
a) Selecione somente os objetos que compõem a faca e aplique uma cor PANTONE à linha de contorno (O ideal para aplicação das facas é que os objetos sejam basicamente contornos).

A cor pantone aqui é importante pois ela não se mesclará ao CMYK por ser um tipo de cor especial. Se na sua impressão já estiver sendo usada uma cor especial (e.g. prata ou ouro), basta escolher um pantone que não faça parte da arte a ser impressa. Geralmente os pantones mais usados são o Rubine Red ou Red 032C, ambos da paleta Pantone Solid Coated. Mas você pode escolher qualquer um desde que ele não faça parte da arte a ser impressa.

b) O segundo passo consiste em com a faca selecionada transformar todos os contornos em "overprint" (sobrepor contorno). É um comando simples que fará com que a faca se sobreponha ao impresso, não vazando os objetos que ficam por baixo dela. Você encontra esse comando em locais diferentes, dependendo do programa que você usa: se for no Corel basta clicar no objeto com o botão direito e pedir "impressão sobreposta do contorno". Já no Illustrator você pode ir em atributos do contorno que a opção estará lá.
Quanto à identificação das linhas de corte e vinco, geralmente se usa a linha contínua para o corte e a tracejada designa o vinco, porém isso não é uma regra. Se na sua faca, por exemplo houver um corte, vinco e um picote, será preciso identificar esse picote de forma que a gráfica saiba o que será aplicado ali. Na dúvida consulte a gráfica que irá fazer o trabalho.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Logos em vetor para você

Para quem precisa daquele logotipo ou marca em vetor, fica a dica desse site muito bom e também já conhecido de muitos... porém para alguns vai soar como novidade.
No www.brandsoftheworld.com você vai encontrar diversos logotipos e marcas conhecidas para usar em seus trabalhos, além de poder também publicar seus próprios logotipos no site para baixar onde quiser ou simplesmente compartilhar!
Vale a pena conferir!!