sexta-feira, 16 de março de 2012

Evitando o decalque nos impressos

Um dos vilões da impressão off-set que muitas vezes acaba comprometendo a qualidade de um impresso é conhecido como decalque.
O decalque acontece quando existe uma carga muito grande de tinta em determinada área do impresso. Essa tinta não seca e acaba manchando outras páginas ou simplesmente soltando em algumas partes do material, daí chamarmos de decalque.
Entenda como acontece:


  • Vamos tomar por exemplo uma página de revista em que foi aplicado um fundo preto com os porcentuais: 100C 100M 100Y 100K (100% em todas as tintas). Você já deve ter percebido que essa tonalidade gera no monitor um preto mais forte, e de fato a quantidade de tinta faz que no impresso o resultado seja um preto mais escuro do que se usássemos apenas 100% de K e 0% nas demais cores (CMY). 
  • Porém tome cuidado: usar essa carga de tinta com 100% em todos os canais do cmyk é um erro. 
  • Imagine a folha de papel branco... Ao passar pela primeira bateria ela recebe uma cobertura de 100% de ciano; na segunda 100% de magenta e 100% de amarelo na terceira... a essa altura o papel está totalmente coberto por três camadas de tinta, ou seja, selado. 
  • Quando a folha passar na bateria do preto não haverá mais a superfície do papel para segurar a tinta. A carga de 100% de preto se depositará sobre um revestimento formado pelas outras tintas, não sendo absorvida pelo papel. A secagem dessa tinta se torna muito difícil, sendo que às vezes nem chega a secar.
  • Agora temos uma folha de papel coberta por 4 camadas de tinta, sendo que a última camada sequer atingiu o papel e ainda não secou o suficiente.
  • Como nas impressoras as folhas que saem da máquina vão automaticamente caindo uma sobre a outra, parte da folha seguinte que cair sobre a área com tinta em excesso corre o risco de ser manchada pela tinta ainda fresca da folha debaixo. 
  • Lembrando que em uma tiragem de mil folhas, por exemplo, existe ainda a influência do peso das últimas sobre as primeiras o que contribui para que a tinta acabe passando também para a folha que está em cima e atingindo áreas indesejadas.
  • A tinta demora para secar, mancha outras partes do material além de atrapalhar todo o processo de acabamento pois o material precisa de mais tempo de secagem (quando seca).
Isso é o que chamamos de decalque. O papel solta a tinta tal qual aquelas figurinhas que vinham nos "chiclets", e transferíamos as imagens para nossos cadernos escolares raspando com a unha nas suas costas. (bons tempos)


Como evitar o decalque?
A melhor maneira de evitar que um impresso decalque é cuidar na dosagem da carga de tinta. Cargas de tinta muito altas (e.g. 90c90m90y100k, 85c85m85y100k...) devem ser evitadas. O ideal para fazer um preto mais rico é manter as tintas na faixa de 50c30m10y100k ou parecido com isso.
Veja que com as dosagens de tinta mais baixas, existe espaço para para que todas as tintas atinjam o papel, por causa da retícula. Ainda assim, com as cargas mais baixas, temos um preto bem mais forte que o normal. Não temos um preto lavado e também evitamos que o material solte tinta e fique manchado.
Vale lembrar que essa é a causa do decalque que pode ser evitada pelo criador da peça gráfica. Existem outros casos que também podem causar o decalque, tais como: falta de pó anti-decalque, pilha alta, emulsionamento desequilibrado entre outros. Mas esses relacionados diretamente com o processo produtivo dentro da gráfica e não com o arquivo em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário