sábado, 10 de outubro de 2009

Evitando textos cortados

Por Gilmar Lopes

Continuando nossa saga em busca do impresso perfeito, voltamos a falar sobre revistas e outros materiais com lombada quadrada.

Dessa vez sobre algo que costuma ocorrer em materiais desse tipo, (inclusive em revistas e catálogos grampeados também): trata-se dos textos próximos das bordas da página, geralmente assinaturas de agências, créditos fotográficos e informações desse tipo.

Quando uma agência produz um anúncio, ela quer que sua assinatura apareça. Assim como um fotógrafo gosta de receber os créditos pela foto que tirou.

Mas diversas vezes ocorre que por falta de cuidado ou simples distração esses dados são cortados ou ficam dentro da lombada da revista. Isso porque não foi tomado o cuidado de manter uma margem mínima de segurança para colocação dos textos.

Veja:


Na imagem acima não houve o cuidado de se estabelecer uma margem interna para colocação dos textos, o que resultou no corte ou perda da informação que, nesse caso era o crédito do fotógrafo.
O ideal para evitar que isso ocorra é estabelecer uma margem de 4 a 5mm a partir da borda interna, para diagramação do texto. Com isso você tem a segurança de que o texto não será engolido pela lombada:



Além desses problemas relacionados à lombada do material, ocorre muito também de assinaturas de agências serem cortadas, por estarem muito próximas das bordas externas da página, como mostra o exemplo abaixo:



Para que não aconteça coisa semelhante, determine também uma margem de segurança na borda externa, no topo e no rodapé da página. Como no caso da lombada o ideal é em torno de 5mm.



Veja que são procedimentos simples que podem contribuir muito para a beleza do impresso.

É muito chato pegar uma revista ou um catálogo e ver que parte da informação foi cortada por pura falta de cuidado ou esquecimento. Embora na maioria dos casos isso não afete diretamente o cliente final por se tratar de uma informação tão pequena, olhares mais perfeccionistas não deixarão passar despercebido esse detalhe.
Procure fazer isso sempre, para que seus impressos tenham o padrão de excelência que o mercado exige.
Depois mande para impressul, que teremos prazer em produzir o seu material.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário