terça-feira, 20 de outubro de 2009

Reforçando o preto (preto calçado)

Por Gilmar Lopes

Praticamente 80% dos materiais que são produzidos nas gráficas, principalmente no segmento promocional, possuem grandes áreas cobertas por tinta preta.

Seja em um fundo, numa tarja ou em um título, é comum encontrarmos catálogos, anúncios, folders e flyers que abusam da cor preta para destacar o produto.
O pretinho ficou "básico" e virou moda quando tratamos da composição de materiais impressos, principalmente quando vem acompanhado de um verniz localizado ou um hotstamping.

Mas para que o preto realmente se destaque no impresso, não basta a aplicação da cor, tal e qual a encontramos nas paletas dos programas.

O preto que encontramos nos vários programas usados para criação gráfica, é o preto 100% (cyan: 0 - magenta: 0 - yellow: 0 - black: 100). É a cor que usamos para os textos, linhas e objetos finos ou pequenos.

Mas para que páginas, tarjas, fundos e objetos grandes que queremos pintar de preto não fiquem com aspecto desbotado, precisamos colocar um reforço - ou um calço - nas demais cores.
Para isso aumentamos o porcentual de cyan, magenta e yellow, que caindo sobre o papel irão ajudar na cobertura da área e terão a função de dar mais intensidade a tinta preta que virá por fim.

Recomendo que você use a seguinte combinação: 40% de cyan, 30% de magenta, 10% de amarelo e 100% de preto.
Observe a diferença:



O retângulo da esquerda, embora preenchido com 100% preto, parece lavado, desbotado.

Isso porque não se pode carregar demasiadamente a cor preta na impressora off-set aumentando a carga de tinta, sob pena de fotos e demais objetos ficarem muito escuros.
Para resolver esse problema calçamos a cor preta conforme mostrado na figura da direita. Assim o impressor pode manter a carga de tinta preta equilibrada, pois as áreas maiores já obterão a intensidade desejada por causa do calço.

POR QUE NÃO USAR A COR 100C100M100Y100K?

Algumas pessoas escolhem essa cor, (geralmente disponível no corel), para aplicar em fundos, objetos e até textos.

Isso é um GRANDE ERRO! Pois essa quantidade de tinta (100% CMY) isola o papel, não deixando que a tinta preta atinja a fibra e se fixe.
É o que chamamos de decalque: o papel fica de certa forma impermeabilizado pelas primeiras camadas de tinta, que impedem a fixação e secagem da tinta preta.
O resultado é que a tinta leva muito mais tempo para secar (se secar), e quando seca, geralmente mancha ou se solta nas mãos.

Em textos o efeito é desastroso: como as letras são pequenas e finas, não se obtêm um registro perfeito e aparecem "fantasmas" nas demais cores que estão por baixo do preto.

O calço correto deve ser feito como demonstrado na figura acima (40C 30M 10Y 100K), e nunca aplicado a textos finos, somente a grandes textos (acima dos 70 pontos).

É isso aí. Vamos fazer uma campanha pelo uso consciente do preto!

3 comentários:

  1. dae gilmar, é o Allan
    não mais o 40/10/10/100 ?
    fica melhor com 30 de magenta?
    abração
    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Com 30% de magenta, verificamos que fica mais fácil para o impressor acertar a carga de tinta, semprecisar forçar muito o preto. O acerto fica mais rápido.
    Obrigado por comentar!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. gilmar lopes, muito obrigado pela informação.
    foi bastante util para mim.


    valeu!

    ResponderExcluir