sábado, 10 de outubro de 2009

Trabalhando calendários com wire-o

Por Gilmar Lopes

Fim de ano chegando... começam a pipocar nas gráficas os calendários que serão enviados aos clientes e entregues aos colaboradores como brinde, uma lembrança a mais que levamos para a casa e usamos muito no nosso dia-a-dia.

Agências e designers se esforçam em busca da melhor ideia, do melhor formato,  o mais bonito calendário.

Os projetos são enviados para as gráficas e quando retornam, nem sempre têm o aspecto idealizado por seu criador. O cliente recebe os seus tão esperados bibelôs e quase tem um ataque ao ver que não ficou perfeito como ele esperava.

Nesse arquivo vou mais uma vez alertar sobre um erro que tem se tornado recorrente em calendários com wire-o e espiral. É o que já venho falando em outras ocasiões, mas por continuar acontecendo vale a pena recordar: as margens para a perfuração dos calendários.

Veja no exemplo abaixo o que ocorre em alguns casos em que o artista não leva em consideração o espaço para perfuração e colocação do wire-o/espiral:


 
No calendário acima o texto foi diagramado muito rente a extremidade do material, sendo que em trabalhos com esse acabamento é preciso definir a área da aplicação do wire-o. Tudo o que estiver dentro dessa área será perfurado, então nem pensar em colocar textos nesse espaço pois a leitura com certeza ficará comprometida.

O correto é idealizar o arquivo já considerando essa área, que deve ser de 10mm, para que nada de importante seja cortado. Veja que o texto ficou exatamente nesse espaço, sendo que poderia facilmente ser deslocado para baixo.
 


O designer tem que ter em mente o acabamento final do trabalho. Fazendo isso ele estabelece a margem de segurança de 10mm e diagrama todo o material evitando colocar textos ou logotipos nessa área, para que os mesmos não sejam cortados. Na foto abaixo, após delimitada a margem de 10mm, o texto foi reposicionado e não houve dano ao trabalho.



Seguindo essa dica dificilmente você terá problemas com esse tipo de calendário.

Mesmo assim, vale lembrar que com sua criatividade você pode fazer as mais variadas criações sem precisar correr o risco de ficar nos limites da página. Os textos podem ficar inclinados, virados, na vertical, seguindo o caminho, sem necessariamente estarem nas extremidades do material. Com isso seus projetos manterão o padrão de excelência e você evitará maiores percalços na sua caminhada.
 



No final da história: um cliente satisfeito e confiante no seu trabalho.

Essas regras que estabelecemos são importantes para que o trabalho seja bem produzido, e voltaremos a falar sobre elas em outros materiais. Como profissionais é nossa responsabilidade alertar sobre os processos gráficos, seus recursos e limitações.

Lembre-se:

3 comentários:

  1. Boa tarde

    Voces fazem encadernação com Wire-o em pequena quantidade? Seria para calendário de parede personalizado.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fazemos sim, mas para maiores detalhes peço que você entre em contato com nosso atendimento (47) 2106-9005 e fale com a Marina.

    ResponderExcluir